Expansão Múltipla

Desde o começo de sua carreira, no início dos anos 80 do século passado, o trabalho de José Patrício (Recife, 1960) explora as possibilidades construtivas de diversos materiais como o papel artesanal, objetos produzidos industrialmente como bonecos e botões, em composições geométricas, organizadas em módulos que se repetem, mas que são alterados ou subvertidos no seu rigor formal por sutis intervenções do artista. A partir de 1999, dentro de um processo contínuo de experimentação, ele começa a trabalhar com pedras de dominó que vão conferir a marca definitiva de sua obra. Sua produção constitui um conjunto original e único de desdobramentos, na atualidade, de questões fundadas pela tradição construtivo/concreta brasileira, produzindo, entretanto, uma geometria precária, acidental e contaminada pela consciência do aleatório no gesto humano e da fragilidade de sua presença no mundo.

Em composições emolduradas e colocadas sobre as paredes ou estendendo-se como grandes estruturas de plástico sobre o piso, cada peça é articulada não segundo as regas do jogo, mas seguindo outras regras de encadeamento, arbitrárias, definidas pelo artista a partir dos signos gráficos, cores, possibilidades de combinações e de movimentos. Como resultado, surgem surpreendentes composições, marcadas, simultaneamente, por cromatismos e movimentos (pintura), assim como por linhas e grafismos (desenho). Desse modo, José Patrício altera o entendimento não apenas das pedras do jogo de dominó, do uso que se faz delas, mas também do próprio conceito de pintura e de desenho, traduzido em uma superfície artificial, de plástico, industrial e distante das linguagens poéticas tradicionais. As pedras transformam-se em tapetes ou superfícies bordadas, que, pela predominância das formas espiraladas e vibrantes, põem o olho em movimento incessante sobre a superfície. É essa instabilidade mesma do olhar que assegura a esses trabalhos um lugar outro, fora das categorias rígidas que organizam as formas de representação. São espécies de híbridos entre pintura e desenho, entre superfície e objeto, entre criação e sistema de produção.

Por vezes o trabalho adota o formato de uma instalação, algo sítio específico, pensado e produzido para um espaço determinado, como o Octógono da Pinacoteca do Estado. Expansão múltipla é uma mandala, ou um conjunto delas, pacientemente construído como um grande plano sobre o piso formado por quadrados de diversas dimensões, organizados por tonalidades e motivos em padrões magnetizadores. Justaposta de modo a criar uma superfície dinâmica e provocativa do olhar e da percepção, ela ocupa o interior do museu, alterando usos e circulação. Como um grande tapete a ser contemplado desde as extremidades, ou do segundo andar do edifício, esse plano capta e reflete todas as luzes e sombras que se movimentam pelo interior da galeria, marcando brilhos, pontuando grafias, revelando a sutileza das cores. De um lado, o caráter obsessivo do trabalho e a racionalidade do projeto desafiam a situação de exposição invertendo o modo tradicional de olhar pinturas no museu. De outro, funda um espaço de alegria quase infantil para o olhar.

Este texto foi originalmente escrito como apresentação da instalação de José Patrício Expansão Múltipla, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Projeto Octógono Arte Contemporânea, São Paulo, em maio de 2008.

Multiple Expansion

Since the beginning of his career, in the early 1980s, the work of José Patrício (Recife, 1960) has explored the constructive possibilities of various materials such as handmade paper, industrially produced objects such as dolls and buttons: organized in geometric compositions, in modules that are repeated, but altered or subverted in their original formality by the artist’s subtle interventions. From 1999 onwards, as part of a continuous process of experimentation, Patrício began to use the dominoes that would eventually give his work its definitive mark. His production constitutes an original and unique set of developments, in the current scenario, of questions founded by the Brazilian constructive/concrete tradition. It nonetheless results in a precarious, accidental geometry contaminated by the awareness of randomness in the human gesture and the fragility of its presence in the world.

In framed compositions pinned on the walls, or extending like large plastic structures on the floor, each piece is articulated not according to the rules of the game, but following other, arbitrary, rules of linkage defined by the artist from graphic symbols, colours, possible combinations and movements. As a result, surprising compositions emerge, simultaneously marked by chromaticism and movement (painting), as well as by lines and graphics (drawing). In this way, José Patrício not only alters our understanding of dominoes, of the use that is made of them, but also, of the very concept of painting and drawing, translated into an artificial surface: plastic, industrial and far-removed from traditional poetic languages or styles. Dominoes are transformed into carpets or embroidered surfaces, which, due to the predominance of spiraling and vibrant shapes, make the eye move over them incessantly. It is this very instability of the gaze that grants these works a different status, outside the rigid categories that organize forms of representation. They are in a kind of hybrid niche between painting and drawing, between surface and object, between creation and production system.

Sometimes the work adopts the format of an installation, designed and produced for a specific site, such as the Octagon at the Pinacoteca do Estado. Expansão Múltipla is a mandala, or a set of them, patiently constructed as a large plane on the floor formed by squares of different sizes, organized by shades and motifs in magnetizing patterns.

Juxtaposed in order to create a dynamic and provocative surface for the gaze and perception, it takes over the museum, changing uses and circulation. Like a large carpet to be contemplated from the edges, or from the second floor of the building, this plan captures and reflects all the lights and shadows that move through the gallery, marking brightness, punctuating writings, revealing the subtlety of colours. On the one hand, the obsessive nature of the work and the rationality of the project challenge the exhibition context, inverting the traditional way of looking at paintings in the museum. On the other hand, it paves a space of almost childlike joy for the gaze.

This text was originally written as a presentation of the installation by José Patrício Expansão Múltipla, at the Pinacoteca do Estado de São Paulo, in the Octógono Arte Contemporânea Project, São Paulo, in May 2008.