Ponto Zero

“(…) levar a linguagem ao ponto zero, ao ponto da indeterminação infinita, da infinita liberdade.”

José Ángel Valente

A exposição de José Patrício transformou-se em intervenção site specific, o que significa que não é uma mera peça de repertório, mas uma obra em si, porosa, que afeta e se deixa afetar in situ pelas circunstâncias ou pelo contexto circundante (leia-se o espaço-nave expositivo). E também que sabe partir de zero para chegar a um destino diferente, novo, ainda que se vincule remotamente com algumas peças anteriores do artista. Neste caso, e talvez de forma muito ousada, a sempre laboriosa geometria construtiva do artista se comporta de forma diferente, ganha novos limites e escala, ou melhor, abriga novas dimensões (conceituais, sensoriais, espaciais), pois se aligeira da suma de números, fragmentos, partes e cores -sempre tão característico de suas obras- e como se fosse o seu trabalho mais oriental, se constrói pela plena subtração ou ascese –redução mais que ampliação –, pela elaboração de um ponto zero -uma origem ou matriz visual que irradia e magnetiza o espaço, resultando numa obra sintética (que olha em parte para si mesma) e ao mesmo tempo expandida (que olha para fora de si mesma), onde somos convidados a estabelecer uma sutil correspondência, sentir sua reverberação.

De fato, sobre a configurada construção do novo piso do SESC o que se projeta é um quadrado negro sobre uma superfície branca, ao contrário da intervenção na parede do fundo da sala, um quadrado branco sobre superfície negra, tudo feito com simples pastilhas arquitetônicas; em outras palavras, o que se configura é uma epifania em preto e branco (cores também da marca pictórica do artista), em que até a própria luz do sol com suas nuances variáveis é também incorporada. Pois ante nossos olhos há uma experiência artística marcada pela leitura da arquitetura, a respiração da luz e a própria construção escultórica. Assim, converge a física objetiva da arquitetura como dado real e a física mais aleatória da luz que entra pelos janelões, trazendo o diálogo entre o imaterial e o material. Ou então entre o mutável e o imutável, como outros nomes do acaso e do método, duas forças sensíveis reconhecidas de José Patrício.

Com efeito, neste díptico sui generis de Ponto zero (título próximo a outro anterior do artista, diga-se de passagem, Zero jogo, 2005), não deixa de existir um lado metafísico – um horizonte perceptivo além das formas que vemos –, uma redimensão além das coordenadas do olhar, certo infinito à vista – e que a arte, todavia oferece melhor que outras instâncias da vida protocolar. De fato, a obra se estende e se entende com um mirante de paisagem para atingir outro estágio de contemplação e sinestesia -outra relação sensorial e cognitiva-, aquela livre indeterminação que faz parte de certa arte do silêncio ou de seu sublime eco sonoro.

Este texto foi originalmente escrito como apresentação da exposição individual de José Patrício Ponto Zero, no Sesc Santo Amaro, São Paulo, em abril de 2017.

Work / From Scratch

“(…) to take language down to zero, to the point of infinite indeterminacy, of infinite freedom.”

Jose Angel Valente

José Patrício’s exhibition has become a site-specific intervention, which means that it is not a mere repertoire piece, but a work in itself, and porous: it affects and is affected in situ by circumstances or by the surrounding context (read – the exhibition spaceship). And also that it knows how to start from scratch to reach a different, new destination, even if remotely linked to some of the artist’s previous works. In this case, and perhaps in a very daring way, the artist’s ever-labourious constructive geometry behaves differently, gaining new limits and scale, or rather, harbouring new (conceptual, sensorial, spatial) dimensions, as it gains lightness from the sum of numbers, fragments, parts and colours – always so characteristic of his works – and as if it were his most oriental work, it is constructed by full subtraction or asceticism – reduction rather than enlargement –, by the creation of a starting point (ponto zero) – an origin or visual matrix that radiates and magnetizes the area, resulting in a synthetic work (which looks in part at itself) and at the same time is expanded (looking outside itself), where we are invited to establish a subtle correspondence, in order to feel its reverberation.

In fact, the construction configured on the new floor at SESC is the projection of a black square on a white surface, in contrast with the intervention on the back wall of the hall, a white square on a black surface, all made with simple architectural tiles; in other words, what is set up is an epiphany in black and white (colours also representing the artist’s pictorial mark), in which even the sunlight itself with its variable nuances is also incorporated. For before our eyes is an artistic experience marked by the reading of architecture, the breath of light and the sculptural construction itself. The objective physics of architecture as real data and the more random physics of the light coming through the tall windows thus converge, creating a dialogue between the immaterial and the material. Or between the mutable and the immutable, like other names for chance and method, two of José Patrício’s reknown subtle forces.

Indeed, in this sui generis diptych by Ponto Zero (incidentally, a title reminiscent of the artist’s Zero Jogo, 2005), there is still a metaphysical side – a perceptive horizon beyond the forms we see –, a redimensioning beyond the visible coordinates, a certain infinity in sight – and that art still offers better than other instances of protocolary life. In fact, the work extends and is understood as a landscape viewpoint to reach another stage of contemplation and synesthesia – another sensorial and cognitive relationship –, that free indeterminacy that is part of a certain art of silence or its sublime sound echo.

This text was originally written as a presentation of the individual exhibition of José Patrício Ponto Zero, at the Sesc Santo Amaro, São Paulo, in April 2017.