Pista de um jogo

Entre jogadores existe sempre uma conexão a ser estabelecida. Se, por exemplo,  temos um jogo de dominó entre duas ou mais pessoas, há uma tensão criada pelos olhares ou gestos escorregadios para confundir o oponente,  que altera o jogo de maneira que este nunca poderá ser repetido. A mimese de um jogo de dominó, nunca se tornará um jogo de dominó, e sim, será uma imitação daquilo que foi feito, uma ação que poderá incluir surpresas, mas que não terá o desejo que faz o jogo, denominado dominó, existir.

Sendo assim, poderá ser um jogo de cena, porém fora das regras que se fazem necessárias para que um jogo de dominó de fato aconteça. Sua maneira singular e irrepetível, experiência sentida apenas por aqueles que jogam, é parte de um processo que garante a unicidade de cada partida que, apesar de semelhante a outras, continuará sendo um acontecimento único que foi composto com os gestos daqueles que a jogaram.

Gosto de pensar o dominó  – elemento ausente aqui nesta exposição mas muito comum na prática artística de José Patrício – para pensarmos no processo de criação das obras presentes neste espaço. Há uma repetição que percorre os trabalhos aqui preenchidos de diversos botões ou selos postais: um espaço é desenhado no meio de cada obra e a partir dele inicia-se uma espiral. Esta regra permite, entre outras coisas,  que várias mãos possam dar continuidade a brincadeira criada pelo artista.

A espiral segue se repetindo até encontrar o limite do quadro e talvez continue a saltar nos olhos de quem vê; pois o ritmo já não pertence ao controle do artista, mas sim ao próprio tempo que ocasiona a dança do olhar,  percorrendo as obras de dentro para fora e de fora para dentro.

Como o jogo de dominó que tem uma regra estabelecida, mas que em cada território sofre alterações em sua jogada, seja na Índia, na China ou no Brasil, ou entre casas vizinhas de uma mesma cidade, Patrício nos revela sua lógica para se iniciar um jogo. Sua jogada é feita apenas entre ele e as peças que coleciona, sejam elas botões, selos postais, dados ou dominós, e com seu próprio tabuleiro, a tela, o artista compõe constelações a partir de caminhos ainda não percorridos.

Como um jogador, Patrício requer de um objetivo. Entretanto, esta finalidade não perpassa a noção de ganho – ele nos diz confiante: não tem erro aqui, tudo dá certo. –  mesmo sem saber o que acontecerá no fim ao jogar com suas peças, é parte do acontecimento se surpreender com o resultado. Ao contrário de um projecionista que repete incansáveis vezes, entre cálculos, desenhos para esboçar algo a ser erigido, o artista em questão não projeta o reflexo de sua obra, mas deixa que os elementos também possam engendrar suas próprias linhas, possibilitando leituras múltiplas para quem se aproxima da composição final.

A leitura de um jogo é algo fundamental para a compreensão de seu funcionamento, os códigos se apresentam e são atrelados à intuição, esta que imprime a gestualidade de cada jogador, considerando estratégias e escolhas.  Patrício cria sua gramática pronta para ser lida, neste caso, a leitura pode ser feita durante o jogo, mas também após, independente da experimentação de sua jogabilidade. A leitura pode reagir de diversas formas, entre elas espontânea, analítica e poética, tornando-se também a expressão do jogo e modificando-se a cada leitor.

Este feito, o de ler, cabe aqui aos jogos, sejam futebol, baralho, xadrez ou ao jogo aqui criado por José Patrício, e porque não as estrelas, e logo a qualquer imagem ou obra de arte. Há uma memória importante, as leituras não se fixam, elas não devem ser tomadas como explicação e também não como universais. Portanto, um bom jogador seria aquele que sabe mais de uma estratégia para seu propósito, logo anulando a possibilidade de apenas uma leitura.

Na sua série Progressão Cinética, vemos diferentes arranjos entre agrupamentos de botões que se aglutinam ou se espalham numa superfície plana e quadrada, sempre mantendo o jogo espiralado, os botões contraem e expandem nosso olhar à medida da mudança produzida pela escolha de organização feita pelo artista. Logo, são trilhadas camadas de uma mesma jogabilidade aprofundando “os níveis” deste processo e as infinitas interpretações.

Diferentemente do arranjo executado em Progressão Cinética, gostaria de observar  uma série que acentua o quantitativo e as variações de peças de botões organizadas cromaticamente, seguindo a mesma ordenação da série anterior, mas que em seus contornos, texturas e métricas, se distinguem completamente.

Esta série mostra o indício do interesse principal de Patrício, ou melhor, citando a escritora afro-americana Octavia Butler, da sua obsessão positiva. Em Afinidades Cromáticas, os botões nos dão pistas de sua origem, seu processo de feitura e comercialização. As variações estéticas dos botões podem nos remeter aos grandes mercados públicos, feiras-livres ou vuco-vuco, como chamamos no Recife, cidade onde reside o artista. Há uma organização subjetiva no caos em que se encontram as feiras, espaços de barulho e agilidade, arrematados com cores vibrantes frente ao sol que parece incendiar as cabeças dos passantes.

Neste ambiente de pulsão criativa, onde os comércios são preenchidos por objetos coloridos e inusitados, é possível que a imaginação sobreponha outros esquemas de imagem sobre a própria feira, uma caminhada em um lugar com tanto estímulo, propondo ao artista um jogo de mundo. Assim, Patrício ia ao vuco-vuco coletar as peças que formariam seus jogos, num movimento tão cotidiano, como quando colecionava selos postais quando criança, o artista nos revela, assim como Butler, que a obsessão positiva é como uma mirada que não pode ser perdida, pode ser perigosa, mas é inventiva. Um jogo a ser jogado e que não deve ser interrompido pela angústia causada pela tensão, algo que é usado com cuidado e estratégia para se conseguir ir em frente.

Este texto foi originalmente escrito como apresentação da exposição individual de José Patrício Infinitos outros, na Galeria Nara Roesler, Rio de Janeiro, em maio de 2023.

A Clue to a Game

There is always a connection to be established between players. In the case, for example, of a game of dominoes between two or more people, a tension is established through glances or crafty gestures meant to  confuse the opponent, and which affect the game so that it can never be repeated exactly. The mimesis of a game of dominoes will never become the game itself, it will imitate what has been done in the past including actions that may surprise but without the intrinsic desire that makes the dominoes game exist.

Thus, such mimesis may function as a staged game, taking place outside of the rules that are necessary for a game of dominoes to actually happen. The singular and unrepeatable ways of a game, an experience felt only by those who play, is part of a process that guarantees the uniqueness of each playoff: despite being similar to others, it’s a unique event that is composed of the gestures of those who play.

I like to think of dominoes – an element absent here in this exhibition but very common in José Patrício’s artistic practice – as a means of thinking about the process of creation of the works present in the exhibition. Repetition runs through the artworks hereby filled with various buttons or postage stamps: a space is drawn in the middle of each work from which a spiral emanates. This rule allows, among other things, for the game created by the artist to continue beyond his work.

The spiral keeps repeating itself until it reaches the limit of the painting and perhaps continues in the eye of the beholder; for the rhythm is no longer under the artist’s control, but time itself, which causes the dance of the gaze, and goes through the works from inside to outside and outside to inside.

Like the game of dominoes that has established rules, but which changes depending on the place, whether in India, China, or Brazil, or even among neighboring houses within the same city, Patrício reveals his logic for starting a game. His move is made only between himself and the pieces he collects, be they buttons, postage stamps, dice, or dominoes, and with his own board, in other words the canvas, the artist composes constellations through paths not yet traveled.

Like players, Patrício requires a goal. However, this goal does not include the notion of winning – he confidently tells us: there is no mistake here, everything works out. Though he does not know the end result while he plays with his pieces, the sense of surprise is part of the process. Unlike a projectionist who tirelessly oscillates between calculations, and drawings, sketching something to be erected, the artist in question does not project his work, but rather allows the elements to engender their own rows, allowing multiple readings for those who see the final composition.

The interpretation of a game is fundamental to the understanding of its functioning, codes are presented and linked to intuition, which defines the gesture of each player, as they consider strategies and choices.  Patricio creates his own grammar to be read, in this case, the reading can be done during the game, but also after, regardless of the experimentation that takes place during the process. Reading can occur in several ways, spontaneously, analytically and poetically, ultimately becoming a form of expression of the game and changing with each reader.

The act of reading, is fit for various games such as soccer, cards, chess, or the game created by José Patrício, and why not the stars, and therefore any image or work of art. One should keep in mind that readings are not fixed, they should not be taken as an explanation and also not as universal. Therefore, a good player knows more than one strategy for their purpose, nullifying the possibility of having one reading alone.

In his series Kinetic Progression, we see different forms of arrangement of buttons that are either grouped together or spread out on a flat, square surface, always maintaining the spiral game – buttons contract and expand our gaze, changing depending on the artist’s choice of organization. Eventually, layers of the same gameplay deepen “the levels” of this process and itsinfinite interpretations.

Different from the arrangement executed in Kinetic Progression, I would like to observe a series that accentuates the quantity and variations of chromatically organized button pieces, following the same order as that of previous series, but which in their contours, textures, and metrics, are completely different.

This series hints at Patrício’s main interest, or rather, to quote African-American writer Octavia Butler, at his positive obsession. In Chromatic Affinities, the buttons give us clues to their origins, their making, and  commercialization. The aesthetic variations of the buttons can remind us of great public markets, flea markets, or vuco-vuco, as we call them in Recife, the city where the artist lives. There is a subjective organization in the chaos of markets, spaces of noise and movement, complemented by vibrant colors under the sun.

In this environment of creative pulsion, the stores are filled with colorful and unusual objects, it is possible for imagination to project images onto the fair itself, a walk through a place with so much stimulus can propose a game for the real world. In this way, Patrício would wander around collecting pieces that could form his games, similarly to when he collected postage stamps as a child. The artist reveals to us, like Butler, that positive obsession is like a gaze that cannot be lost, it can be dangerous, but is inventive. A game to be played and not to be interrupted by the anguish caused by tension, but rather as something to be used with care and as a strategy to get ahead.

This text was originally presented in Portuguese on the occasion of José Patrício’s individual exhibition, Infinitos outros, at the Nara Roesler Gallery, Rio de Janeiro in May 2023.